Pretendemos melhorar os resultados apresentados no nosso website.
Exercício Clínico 07-07-2017
A importância da higiene oral no tratamento ortodôntico
A ortodontia é uma área da medicina dentária que tem como objectivo o melhoramento da oclusão dentária de modo a promover a distribuição das forças exercidas pelos dentes de forma mais eficaz: e consequentemente protege-os de traumas que podem causar no periodonto (gengiva, osso e ligamentos).
Existem dois tipos de ortodontia: ortodontia preventiva e ortodontia correctiva.
Deve-se recorrer a um ortodontista quando se verifica má oclusão (Classe I, II e III), diastemas; apinhamento; supranumerários; agenesias; mordida aberta, fechada, cruzada; hábitos de sucção (ex. chuchar no dedo) e caninos inclusos
A higiene oral promove a saúde sempre que executada ajuda a prevenir, controlar e manter um nível satisfatório de saúde oral; num paciente que se encontre a realizar tratamento ortodôntico deve ter maior atenção para obter um melhor resultado, uma vez que o acúmulo de placa bacteriana e o tártaro são factores desencadeantes de inflamação dos tecidos periodontais e suporte o que dificulta a movimentação das peças dentárias.
Por norma o médico dentista/ortodontista só deve iniciar o tratamento quando se certificar que o paciente já consegue manter um bom nível de higiene oral. No caso da ortodontia fixa, os brackets e bandas são mais difíceis de higienizar o que exige que o paciente execute a higienização com maior perícia: escovagem, dentífrico, fio dentário, escovilhão, elixir; se os dentes e os brackets não estiverem limpos adequadamente podem surgir, ao longo do tratamento, lesões permanentes no esmalte: como a descalcificação e cáries junto ás gengivas e brackets. Por isso deve-se escovar os dentes, se possível sempre que se come e realizar bochechos com elixir fluoretados.
A vantagem de se realizar uma boa higiene oral é o facto do tratamento se tornar mais rápido, manter/adquirir uma gengiva saudável, uma dentição livre de cárie e um hálito fresco.
No que se refere à alimentação é necessário ter alguns cuidados como: evitar alimentos duros que podem danificar ou partir os arcos do aparelho; diminuir / evitar a ingestão de alimentos cariogénicos / pegajosos, visto que são de fácil retenção no aparelho e a superfície dentária torna-se mais fácil de se higienizar.