Pretendemos melhorar os resultados apresentados no nosso website.
Exercício Clínico 04-07-2017
A Odontopediatria é uma especializaçao da Odontologia que cuida da saúde oral dos bébés, crianças e adolescentes.
A introduçao da criança ao mundo dos cuidados da saúde oral deve ser feita de maneira cautelosa, baseada em principios nao somente da tecnica odontológica, como também em conhecimentos sobre Psicologia Infantil e comportamento humano.
Actualmente, os tratamentos dentários ainda são classificados, pela maioria das pessoas, mesmo entre adultos, como sendo procedimentos desconfortáveis e stressantes de tal modo que pode provocar insónias na noite anterior à consulta.
No que diz respeito ás crianças as reacções á experiência dentária podem ser de medo, ansiedade, resistência e timidez.
Um requisito essencial para o tratamento adequado de uma criança é esta ter um comportamento colaborador na consulta dentária. Esse importante conceito tem sido ensinado e praticado com base numa filosofia de tentativa-e-erro, porque existem poucos conhecimentos sobre a forma apropriada para a preparação psicológica da criança a fim que esta aceite o tratamento dentário.
A criança que apresenta comportamentos problemáticos no consultório é uma excessão. Contudo, o clinico teria mais facilidade em lidar com a criança se soubesse que o seu comportamento disfuncional ou o seu estado de ansiedade podem ser diagnosticados e solucionados.
O dentista exerce um papel fundamental. Este deve proporcionar à criança um ambiente agradável, especialmente criado a pensar nos mais novos, para que estes se sintam tranquilos e estabeleçam laços com o profissional. Desta forma as crianças irão ter prazer em visitar o dentista e aprender que tratar dos dentes pode ser divertido.
O clinico deve ter sempre em conta que a criança, particularmente, na sua primeira consulta, nao tem a consciência que uma dor de dentes ou uma infecçao podem constituir uma ameça para o seu bem estar.
Inicialmente a criança considera que o dentista é o verdadeiro perigo.
O primeiro objectivo para ter sucesso junto à criança é estabelecer uma comunicação mútua e faze-la compreender que o dentista pode ser visto como um amigo e o seu principal objectivo é ajuda-la.
Existem várias técnicas para realizar o condicionamento da criança ao tratamento dentário. São baseadas na psicologia infantil e diferentes para cada faixa etária. São utilizadas técnicas preventivas e curativas, e tambem técnicas de controle de comportamento, visando o sucesso no tratamento realizado.
Outro aspecto importante é que os pais ou responsaveis devem ter a consciência das suas responsabilidades e participação na saúde dentária dos seus filhos. É fundamental que os pais acompanhem a criança à consulta, observando o modo como o profissional actua junto da criança.
Uma consulta desordenada poderá fazer com que a criança deixe de ser o foco principal, causando medo e ansiedade. A atençao do profissional e dos pais deve estar centralizada apenas na criança e no seu bem-estar. Os pais ou acompanhantes nao devem relatar os seus temores à frente da criança. Devem sim ressaltar as vantagens e elogiar o bom comportamento da criança durante a consulta. Em especial num tratamento mais complexo, o ambiente devera ser ainda mais tranquilo para que o profissional possa executar a técnica de uma maneira rapida, segura e eficiente.
A plena aceitação por parte da criança só podera ser conseguida através do resultado de constantes pesquisas no campo relativamente intacto da psicologia infantil relacionada com a pratica dentária.